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Arquitetos: Ateliers O-S architectes
- Área: 32200 m²
- Ano: 2024
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Fotografias:Cyrille Weiner
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Fabricantes: Schindler , Self Signal
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Terminal Rodoviário Park and Ride de Cesson-Viasilva, projetado pela O-S Architectes, foi criado para ser um ponto chave na mobilidade sustentável da região metropolitana de Rennes e servirá como um catalisador urbano no novo bairro Atalante ViaSilva, em Cesson-Sévigné. O projeto foi pensado para o conforto dos usuários e para apoiar o desenvolvimento de novas fontes de energia, com um estilo arquitetônico que destaca a instalação como um centro de atração no bairro. Em termos de infraestrutura, o projeto oferece uma estrutura aberta e flexível, que pode ser dividida e até ampliada conforme necessário. Seu design visa atualizar a imagem dos estacionamentos típicos dos subúrbios.
Nosso trabalho com a pegada de carbono facilita uma integração mais suave do projeto ao seu ambiente e atende aos desafios de desenvolvimento sustentável enfrentados pelas cidades e empresas. O estacionamento conta com uma usina solar em seu telhado, vagas para carros elétricos e iluminação de baixo consumo energético. Este moderno centro de transporte multimodal é composto por dois edifícios interligados, cada um com uma forma que reflete sua função específica. O primeiro edifício, com uma planta triangular e ângulos arredondados, abriga a rampa de acesso e saída de veículos, além de uma grande área de armazenamento para bicicletas com 200 vagas. O segundo edifício, com uma forma alongada que lembra um antigo circo romano, contém uma estação de ônibus no térreo e uma instalação Park and Ride nos andares superiores. Coberto por lâminas de vidro, ele é um grande volume que sugere tanto infraestruturas quanto equipamentos ou escritórios.
A estrutura de concreto do edifício permite futuras mudanças funcionais, podendo hoje ser um estacionamento e, no futuro, ser transformado em um escritório ou apartamentos. Este projeto versátil, com grandes aberturas, oferece uma ampla gama de layouts e configurações possíveis. O edifício é composto por dois níveis. O primeiro se conecta ao solo e é sustentado pela colunata da estação de ônibus, cuja horizontalidade se integra ao espaço público. O segundo é uma faixa leve de lâminas de vidro, que fica acima do volume inferior e é dedicado ao estacionamento.
Próximo à estação de metrô, há um núcleo de circulação vertical entre as colunas, que inclui três elevadores e uma escada monumental. O térreo é envidraçado para garantir o fechamento do edifício, enquanto os andares superiores são completamente abertos. O projeto destaca a estrutura com materialidade mineral, utilizando concreto pré-fabricado ou moldado no local, com acabamentos variados como áspero, liso e fosco. O edifício principal é revestido com lâminas de vidro opalescente, e o teto da estação de ônibus é coberto com tiras de madeira de lariço para criar um ambiente acolhedor. O pavilhão de recepção, projetado para usuários independentes, é mais baixo e totalmente aberto ao ar. Sua estrutura é uma moldura metálica revestida com tiras de alumínio anodizado, dispostas como janelas de claraboia. Esse revestimento funciona como um filtro de luz, tornando a função do edifício facilmente reconhecível.
Circulação de Veículos - A disposição da estação de ônibus e da instalação Park and Ride torna fácil entender o funcionamento das 815 vagas disponíveis. Escolhemos um layout que permite uma circulação unidirecional simples, com largura de 6 metros. As fachadas do edifício são revestidas por uma faixa contínua que o envolve, sublinhando seu papel como um importante ponto de infraestrutura urbana.
Circulação de Pedestres - O acesso aos níveis de estacionamento é feito por um núcleo de circulação vertical, estrategicamente posicionado para facilitar o acesso rápido ao pátio, à estação de ônibus e à estação de metrô próxima. O edifício conta com 4 elevadores e uma barreira de segurança envidraçada para proporcionar mais conforto aos usuários. A estação de ônibus é bem iluminada naturalmente e oferece uma visão clara dos espaços públicos ao redor.
Esta composição urbana é uma linha marcante na paisagem. É um edifício de infraestrutura que não se limita à sua função de estacionamento; ele se diferencia ao apresentar um design inovador nas fachadas e na organização do espaço, oferecendo uma imagem mais distinta do que um estacionamento convencional.